Como funciona o processo de fundição de precisão (cera perdida)?

O processo de fundição de precisão é um processo industrial também conhecido como processo de “cera perdida”, é uma das mais antigas técnicas de fundicão de metais conhecidas. O intuito é utilizar material cerâmico para criar uma casca oca, em volta de uma peça em cera injetada que é derretida posteriormente. Na casca vazia resultante, o metal liquido será vertido para fazer as peças fundidas.

Quais são as vantagens do processo de microfusão?

REDUÇÃO EM ATÉ 100% DE OPERAÇÕES DE USINAGEM: O processo de fundição de precisão leva esse nome pelo fato de produzir peças apresentando dimensionais com tolerâncias estreitas, ou seja, medidas que se aproximam das finais, diminuindo ou eliminando operações de usinagem. Detalhes como paredes finas, ranhuras, furos passantes e cegos poderão sair no fundido. Isso também proporciona liberdade no desenvolvimento de projetos, com relação ao desenho da peça.

ELIMINAÇÃO DE OPERAÇOES DE SOLDAGEM: podem ser eliminadas operações de soldagem e montagem de conjuntos, sendo nesses casos uma alternativa mais confiável no que diz respeito ao desempenho das peças por eliminar os riscos de falha envolvidos nessas operações.

FLEXIBILIDADE NO TAMANHO DOS LOTES: Lotes mínimos exigidos são menores, se comparados a processos com tempos de preparação de maquinas maiores e mais custosos.

MELHOR ACABAMENTO SUPERFICIAL: O acabamento superficial é consideravelmente superior, quando comparado ao acabamento de outros processos de fundição. Detalhes como gravações, logomarcas, letras pequenas podem ser fundidas na própria peça.

REDUÇÃO DE GASTOS COM FERRAMENTAL: Esses gastos são inferiores pois os ferramentais utilizados são feitos em alumínio naval, o que diminui os custos com relação a outros tipos de ferramentais.

Quais as indústrias a Microfusão Biagio atende?

Atendemos, em maior escala, o mercado automotivo e o mercado de petróleo e gás, ambos com alta exigência de qualidade e pontualidade na entrega. Além disso, atendemos os mercados de implementos agrícolas, rodoviário, hospitalar, alimentício, válvulas industriais, equipamentos de segurança, mineração entre outros.

Com quais ligas metálicas a Microfusão Biagio trabalha?

    Trabalhamos com uma ampla gama de ligas, incluindo:

  • Aços carbono e baixa liga
  • Aços inoxidáveis
  • Ligas não ferrosas, incluindo alumínio, bronze e cobalto
  • Superligas à base de níquel
  • Outras ligas estão disponíveis mediante a consulta.

Qual é a possibilidade máxima de peso das peças produzidas pela Microfusão Biagio?

As peças podem ter geometrias complexas e pesar de 5 gramas a 20 Kg. Para maiores informações, contatar o departamento técnico comercial.

Quais são as tolerâncias dimensionais padrão em uma peça da Microfusão Biagio?

As peças são produzidas com Tolerâncias conforme norma internacional de microfusão “VDG P690” campo D1: Dimensões Lineares em milímetros:

De 0 6 10 18 30 50 80 120 180 250
Até 6 10 18 30 50 80 120 180 250 315
Tolerância ± 0,15 0,18 0,22 0,26 0,4 0,45 0,55 0,8 1,2 1,3

A Microfusão Biagio fornece em pequenas ou grandes quantidades? Qual é o tamanho mínimo do lote?

O lote mínimo é a capacidade do forno de indução, 150 quilos de metal. Desconsiderando-se o canal das peças, com um rendimento metálico médio de 50%, teremos 75 quilos de peças. Cada peça terá seu rendimento. Para saber mais detalhes, consulte nosso departamento técnico. A nossa capacidade produtiva é de 50 toneladas/mês.

O que esperar da qualidade e acabamento das peças?

Nosso processo de fabricação foi constituído para atender às especificações e padrões da indústria automotiva, na qual as demandas por qualidade e acabamento são bastante altas. Sendo assim, todos os nossos clientes se beneficiam deste processo e práticas do mercado automotivo.

A empresa dá algum tipo de assistência para elaborar o desenho da peça e o molde?

Caso o cliente não possua desenho e nem molde, daremos a assistência técnica necessária para que esse molde seja produzido e encaminharemos para um fornecedor experiente.

Qual é o prazo típico para ferramentas e produção?

Somos comprometidos com a entrega no prazo dos produtos dos nossos clientes e nos orgulhamos de nossos tempos de resposta. Os prazos podem variar, dependendo da complexidade de uma peça, da quantidade encomendada, do processo de fundição e operações subsequentes. Em média, são necessárias 4 semanas para desenvolver a ferramenta e prototipagem, e mais 4 semanas para a produção de peças (Nacionalmente). Tudo depende da complexidade do desenvolvimento.